Sustentabilidade

O Brasil recicla 55% de todas as embalagens PET descartadas pelos consumidores (ABIPET, 2021), o que corresponde a 311 mil toneladas do material. O PET pós-consumo retorna à sociedade na forma de itens de alto valor agregado. Atualmente, 23% do PET reciclado é utilizado na produção de novas garrafas para as indústrias de refrigerantes, detergentes, produtos de limpeza entre outras.

Do ponto de vista socioeconômico, a reciclagem do PET remunera a base da pirâmide social, muitas vezes envolvendo o resgate da cidadania de muitas pessoas, entre as quais catadores, cooperados, sucateiros, pessoal de transporte básico e outros, formando a base de uma indústria recicladora economicamente viável, sustentável e funcional.

Neste contexto, a responsabilidade da Petpack é de transformar toneladas de PET Reciclado que iriam para o mar ou lixões em matéria-prima para novos produtos. Para nós, o crescimento econômico só é viável se promove segurança para o planeta e para as gerações futuras. Por isso, adotamos um posicionamento sustentável, tendo como princípio o desenvolvimento focado no meio ambiente.

O Polietileno Tereftalato é 100% reciclável e substitui material virgem em produtos de diferentes segmentos, como alimentos, construção civil, tintas, forrações, carpetes e peças para automóveis, telefones celulares entre outros;

O produto não liberta dioxinas quando aquecido, não contém ingredientes tóxicos que contaminam as águas do solo nem libertadores de ozônio. Nenhuma dessas substâncias é utilizada na fabricação;

O PET que vai para o lixo é matéria-prima. As garrafas recuperadas são lavadas e moídas, se transformam em flocos (flakes) e ganham valor no mercado, fazendo parte da economia circular e amenizando impactos negativos no meio ambiente;

A reciclagem presta uma função de extrema importância para a sociedade, contribuindo para um desenvolvimento econômico sustentável das comunidades e famílias envolvidas: gera impostos, empregos e renda.

PELO SEGUNDO ANO, PETPACK CONQUISTA

CERTIFICADO ENERGIA MAIS LIMPA

O consumo de energia renovável é hoje um dos maiores aliados na redução da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE). Pensando nisso, em 2020, a Petpack passou a consumir somente energia de fontes renováveis através do Ambiente de Contratação Livre.

Conforme a Perfil Energia, maior empresa de gestão de energia independente do sul do país, de janeiro a dezembro de 2022 a Petpack deixou de emitir 149,893 tCO2e (toneladas de dióxido de carbono equivalente), o que totaliza 461,885 toneladas de dióxido de carbono que deixaram de ser emitidas desde a entrada no programa.

Essa redução significativa trouxe para nós o Certificado Energia Mais Limpa, que atesta que a energia consumida é limpa, rastreável e pode ser utilizada para neutralizar as emissões indiretas pelo consumo de energia do Inventário de Emissões de GEE no Programa Brasileiro GHG Protocol.

Como resultado, temos um impacto ambiental positivo que melhora ainda mais nossos indicadores de sustentabilidade, um movimento que está totalmente alinhado ao propósito da Petpack.

Certificado Energia Mais Limpa

Para se ter uma ideia, as 311,992 tCO2e (toneladas de dióxido de carbono equivalente) que deixaram de ser emitidas em 2021 correspondem a:

1.547 novas árvores plantadas

1.642 viagens de avião entre Porto Alegre e Salvador

133.214,34 litros de óleo diesel consumidos por um gerador de energia elétrica

2.197.125,66 km percorridos por um automóvel a gasolina

Nós acreditamos nesta iniciativa

Somos mantenedores do Programa Reciclar é fazer Mágica, que desde 2019 leva Educação Ambiental para as escolas e entidades da região da Serra Gaúcha através da coleta, triagem, beneficiamento e reciclagem de quase 2 milhões de garrafas pets.

Saiba Mais

Se interessou? Entre em contato!

Clique aqui